domingo, 2 de outubro de 2011

Funcionalismo - Unidade 09

A publicação de A origem das espécies (1859) por Darwin transformou a concepção de ser humano no século XIX, afetando diversos campos da ciência, como a Biologia, a Psicologiae as Ciências Sociais.
As conseqüências dessa transformação no campo da Psicologia se refletiu em novos delineamentos de objeto de estudo, calcados nas funções da mente e em seu papel na adaptação dos organismos ao ambiente, em oposição ao estudo das estruturas mentais defendido pelos Estruturalistas.
Nos Estados Unidos, Baldwin, Cattell e Stanley Hall, que estudaram com Wundt na Alemanha, adotaram o pensamento darwinista, transformando a Psicologia aprendida em Leipzig, e promovendo a implantação de uma série de novas áreas e de um conjunto de novas instituições.
Baldwin estudou em Leipzig em 1885. Adotou o pensamento darwinista, aplicando-o a temas como o desenvolvimento infantil.
Cattell estudou com Wundt em 1883.Dedicou-se ao aperfeiçoamento de medidas mentais para a classificação de indivíduos - testes mentais.
Stanley Hall estudou com Wundt em 1879.
Implantou uma série de novas áreas no campo da Psicologia norte-americana (e.g., psicologia da infância, adolescência e velhice; psicologia da educação; psicologia do sexo; psicologia da religião), bem como um conjunto de novas instituições (e.g., AmericanPsychologicalAssociation–APA; AmericanJournalofPsychology.
- A experiência passou a ser compreendida a partir da sua função: a adaptação.
- A experiência passou a ser investigada por métodos diversificados: métodos comparativos com animais; psicometria; observação natura.

A nova abordagem da Psicologia também foi influenciada por William James e John Dewey, responsáveis pela sistematização do movimento funcionalista nos Estados Unidos.
William James 
*Pragmatismo: valor prático do conhecimento (psicologia aplicada –a realidade existente pode ser modificada).
*Fluxo de Pensamento: o pensamento é contínuo, e não fragmentado em partes (elementos).
*Destacou a utilidade (função) adaptativa da mente.

Universidade de Chicago
A Escola de Chicago aprofundou as diferenças entre a Psicologia Estruturalista e a Psicologia Funcionalista.
Crítica à Psicologia dos elementos mentais.
Se a funçãoúltima da consciência é a adaptação, são as funções e não os elementos mentais que devem ser alvo de investigação.
O Funcionalismo teve como objeto de estudo a adaptaçãodo organismo a seu meio ambiente.

Universidade de Columbia
Na Escola de Columbia, os processos adaptativos foram estudados por meio do método experimental.






Adaptação Biológica -> estuda o desenvolvimento da espécie.
Adaptação Psicológica -> estuda o desenvolvimento do indivíduo.


Aluna Débora Freitas.

Referencias: Slides, Professora Fernanda.





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