O Funcionalismo teve um desenvolvimento original na Europa, destacando-se no trabalho iniciado em Genebra por Édouard Claparède (1873-1940), cuja continuidade resultou na importante obra de Jean Piaget.
Funcionalismo norte-americano:
Destacou os processos adaptativos em termos de comportamentos diretamente observáveis.
Funcionalismo europeu:
Destacou os processos adaptativos em termos da cognição humana.
Claparède e Piaget trataram a gênese dos processos cognitivos de um ponto de vista interacionista.O processo de adaptação é construído de forma progressiva, a partir da interação do indivíduo com o seu meio.
•Perspectiva Inatista: Atribui o desenvolvimento psicológico à maturação de estruturas geneticamente determinadas.
•Perspectiva Ambientalista: Atribui o desenvolvimento psicológico à aprendizagem por condicionamento (S-R).
• Perspectiva Interacionista: Atribui o desenvolvimento psicológico à construção gradual de estruturas e funções que ocorre na interação entre o sujeito e seu ambiente físico e social (S-O-R).
Claparède foi um dos pioneiros nos estudos da psicologia infantil. Fundou o Instituto Jean-Jacques Rousseau (1912), responsável pela formação de educadores, pela realização de pesquisas nas áreas de psicologia e pedagogia e, pelo incentivo às reformas educativas baseadas no movimento da Escola Nova. O movimento da Escola Nova criticou a educação tradicional, e defendeu mudanças na educação que tornassem a escola mais humana e mais interessante para as crianças. Em vez de organizar a educação tendo como centro o educador com seu saber, o centro deveria ser o educando, com sua curiosidade e desejo de aprender.
Para Claparède, a Psicologia seria a mais importante das ciências da educação, por fornecer ao educador as teorias e métodos de pesquisa que lhe permitiriam conhecer melhor o seu aluno. Claparède conheceu William James e John Dewey, e foi influenciado pelo trabalho dos funcionalistas norte-americanos.
A questão da utilidade de uma função psicológica no processo de adaptação do organismo ao ambiente é a questão fundamental proposta pelos funcionalistas.
Claparède criticou a psicologia experimental praticada por Wundt na Alemanha: A psicologia de Wundt perdeu de vista o indivíduo em seu conjunto, o indivíduo agente, e a conduta humana. O indivíduo é agente de sua própria atividade, é o elo entre a natureza que o constitui e o ambiente que o estimula a agir.
Claparède foi co-fundador da revista Archivesde Psychologie(1901). Foi professor e dirigiu o Laboratório de Psicologia da Universidade de Genebra. Jean Piaget nasceu em Neuchâtel (Suíça), estudou psicanálise em Zurique, e psicologia em Paris. Em Paris, Piaget iniciou sua pesquisa sobre as diferenças de raciocínio entre crianças e adultos, examinando a maneira como as crianças resolviam as questões do teste.
O método clínico desenvolvido por Piaget consiste em uma entrevista na qual se solicita à criança que resolva um problema e, em seguida, justifique sua resposta (associação livre). Ao retornar à Suíça em 1921, Piaget tornou-se o principal colaborador de Claparède no Instituto Jean-Jacques Rousseau –onde estabeleceu um programa de pesquisa sobre o pensamento infantil. Piaget tinha por objetivo demonstrar, empiricamente, que o pensamento da criança difere do pensamento do adulto.
A abordagem do desenvolvimento cognitivo desenvolvida por Piaget é conhecida por epistemologia genética. Assim como Claparède, Piaget vê o ser humano como sujeito ativo, que se constrói em sua constante interação com o mundo.Piaget tornou-se, na segunda metade do século XX, a principal referência internacional na área da psicologia do desenvolvimento intelectual da criança e da psicologia da educação.
A perspectiva genético-funcional proposta por Claparède e Piaget exerceu profunda influência sobre a psicologia brasileira, sobretudo nas áreas da psicologia do desenvolvimento e da psicologia da educação.
Bruna Monteiro Cruz
Uma síntese muito boa, clara e completa!
ResponderExcluirMuuuuuuuito bom. Parabéns !
ResponderExcluir