A publicação de A origem das espécies (1859) por Darwin transformou a concepção de ser humano no século XIX, afetando diversos campos da ciência, como a Biologia, a Psicologiae as Ciências Sociais.
As conseqüências dessa transformação no campo da Psicologia se refletiu em novos delineamentos de objeto de estudo, calcados nas funções da mente e em seu papel na adaptação dos organismos ao ambiente, em oposição ao estudo das estruturas mentais defendido pelos Estruturalistas.
As conseqüências dessa transformação no campo da Psicologia se refletiu em novos delineamentos de objeto de estudo, calcados nas funções da mente e em seu papel na adaptação dos organismos ao ambiente, em oposição ao estudo das estruturas mentais defendido pelos Estruturalistas.
Nos Estados Unidos, Baldwin, Cattell e Stanley Hall, que estudaram com Wundt na Alemanha, adotaram o pensamento darwinista, transformando a Psicologia aprendida em Leipzig, e promovendo a implantação de uma série de novas áreas e de um conjunto de novas instituições.
Baldwin estudou em Leipzig em 1885. Adotou o pensamento darwinista, aplicando-o a temas como o desenvolvimento infantil.
Cattell estudou com Wundt em 1883.Dedicou-se ao aperfeiçoamento de medidas mentais para a classificação de indivíduos - testes mentais.
Stanley Hall estudou com Wundt em 1879.
Implantou uma série de novas áreas no campo da Psicologia norte-americana (e.g., psicologia da infância, adolescência e velhice; psicologia da educação; psicologia do sexo; psicologia da religião), bem como um conjunto de novas instituições (e.g., AmericanPsychologicalAssociation–APA; AmericanJournalofPsychology.
Implantou uma série de novas áreas no campo da Psicologia norte-americana (e.g., psicologia da infância, adolescência e velhice; psicologia da educação; psicologia do sexo; psicologia da religião), bem como um conjunto de novas instituições (e.g., AmericanPsychologicalAssociation–APA; AmericanJournalofPsychology.
- A experiência passou a ser compreendida a partir da sua função: a adaptação.
- A experiência passou a ser investigada por métodos diversificados: métodos comparativos com animais; psicometria; observação natura.
A nova abordagem da Psicologia também foi influenciada por William James e John Dewey, responsáveis pela sistematização do movimento funcionalista nos Estados Unidos.
William James
*Pragmatismo: valor prático do conhecimento (psicologia aplicada –a realidade existente pode ser modificada).
*Fluxo de Pensamento: o pensamento é contínuo, e não fragmentado em partes (elementos).
*Destacou a utilidade (função) adaptativa da mente.
Universidade de Chicago
A Escola de Chicago aprofundou as diferenças entre a Psicologia Estruturalista e a Psicologia Funcionalista.
Crítica à Psicologia dos elementos mentais.
Crítica à Psicologia dos elementos mentais.
Se a funçãoúltima da consciência é a adaptação, são as funções e não os elementos mentais que devem ser alvo de investigação.
O Funcionalismo teve como objeto de estudo a adaptaçãodo organismo a seu meio ambiente.
O Funcionalismo teve como objeto de estudo a adaptaçãodo organismo a seu meio ambiente.
Universidade de Columbia
Na Escola de Columbia, os processos adaptativos foram estudados por meio do método experimental.
Na Escola de Columbia, os processos adaptativos foram estudados por meio do método experimental.
Adaptação Biológica -> estuda o desenvolvimento da espécie.
Adaptação Psicológica -> estuda o desenvolvimento do indivíduo.
Aluna Débora Freitas.
Referencias: Slides, Professora Fernanda.
(: Bom estudo, Débora F.
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