A Psicologia Ciêtifica se consolida nos Estados Unidos com base nas abordagens Estruturalistas e Funcionalistas.Na Universidade de Columbia em Nova York o trabalho de Edward Lee Thorndike destacava-se, foi um dos pioneiros na realização e experimentos controlados com animais.
A lei do efeito de Thorndike:
R = satisfação: fortalecimento de resposta; em certas situações o comportamento se torna mais repetitivo no comportamento do organismo.
R = desconforto: enfraquecimento da resposta; em certas situações o comportamento se torna menos repetitivo no comportamento do organismo.
Thorndike foi criticado por empregar termos mentalistas para explicar comportamento (satisfação e desconforto). A oposição ao mentalismo e ao método de introspecção foi crescente.
Watson propôs o comportamento como objeto de estudo da psicologia e o experimento como método. O estudo comparativo com animais torna-se modelo para estudos sobre o comportamento humano.
Watson preocupou-se em dar ao Behaviorismo um valor prático. Em 1928 ele publica o livro “Os cuidados psicológicos com a criança”, ensinando como criar os filhos com princípios behavioristas,trabalhou tambem na área de publicidade e propaganda.Watson foi influenciado pelo trabalho de pavlov-reflexo condicionado.O behavirismo de Watson creceu nos Estados Unidos, influenciando o desenvolvimento do behaviorismo radical de Skiner. Ele foi o responsável pelo aperfeiçoamento das idéias centaris do behaviorismo, que fundamenta a ciência do comportamento humano.
Watson atacou propostas mentalistas com seu behaviorismo metodológico.
Lei do efeito criticado por watson por incluir explicações mentalistas.
Skinner propõe explicar o comportamento humano por meio da descrição de relações funcionais entre eventos ambientais e comportamentais.
comportamento humano :
Comportamento Respondente S-R: O comportamento responde ao ambiente, isto é, o estímulo produz a resposta.
Comportamento Operante R-S: O comportamento opera sobre o ambiente produzindo conseqüências, e é influenciado por essas conseqüências.
Comportamento operante: O organismo produz o meio que o determina.
ConseqüênciaReforçamento: operação na qual o comportamento o torna mais freqüente e provável no repertório do organismo.
Skinner traçou um paralelo entre os princípios da seleção natural e o comportamento dos organismos (seleção pelas conseqüências).
Skinner definiu três níveis de atuação das contingências:
-Filogenético
-Ontogenético
-Cultural
O comportamento humano é fruto da ação integrada e inseparável destes três níveis.
Behaviorismo Radical: filosofiada análise experimental do comportamento.
Skinner admite a auto-observação–mas a determinação do comportamento é ambiental.
Eventos privados também são comportamentos, e devem ser compreendidos a partir da interação do organismo com o ambiente.
Análise do Comportamento no Brasil
O psicólogo comportamental norte-americano Fred Keller chega ao Brasil em 1961, a convite da USP – primeiro contato brasileiro com a Análise do Comportamento.
Contribuíram para o estabelecimento e divulgação da AEC: Carolina Bori, RodolphoAzzie Maria Amélia Matos.
Carolina Boridestacou-se por incentivar o financiamento de pesquisa, laboratórios e bibliotecas. Também colaborou para a fundação de diversos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia no Brasil.
Ludmila