terça-feira, 20 de setembro de 2011

Unidade 06
Institucionalização da Psicologia Científica

No final do século XIX, Filosofia Empirista e a Fisiologia Experimental chegaram a pontos comuns por métodos diferentes:
·        Empiristas: se preocupavam com os elementos constituintes da mente humana, e com as leis que governariam a associação entre esses elementos.
·        Fisiologistas: voltavam sua atenção para a compreensão do funcionamento dos sentidos humanos, por meio do método experimental.
Nesta época os filósofos e os fisiologistas já poderiam ser considerados “psicólogos”.
A função de uma disciplina requer mais que a pesquisa e o interesse por determinado assunto:
·        Requer a formação de um grupo de trabalho com linhas de pesquisa e métodos bem delineados;
·        Requer um local para a realização dessas pesquisas;
·        Requer um veículo para a divulgação das novas idéias.
Wilhelm Wundt, considerado o fundador da Psicologia Científica. Formado em medicina, Wundt optou pela vida acadêmica, em detrimento da prática clínica. Estudou em fisiologia com J. Muller em Berlim, e foi assistente de Helmholtz em Heidelberg. Wundt propôs uma reforma conceitual e metodológica da Psicologia.
Wundt publicou Contribuições à Teoria da Percepção Sensorial (1862), Elementos de Psicologia Fisiológica (1864), e Compêndio de Psicologia (1896).
Fundou, em 1879, o Laboratório de Psicologia em Lipzig. Em 1883, o primeiro periódico de Psicologia Experimental: Estudos Filosóficos, que em 1906 passou a se chamar Estudos Psicológicos.
Wundt definiu Psicologia como ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência imediata. Ao redefinir a Psicologia como ciência empírica, Wundt pretendeu atacar a psicologia metafísica definida como ciência da alma.
Experiência Mediata: conteúdo objetivo da experiência, mundo externo (físico, químico, biológico). Independe do sujeito da experiência.
Experiência Imediata: conteúdo objetivo da experiência, mundo interno (psicologia). Depende do sujeito da experiência. Investiga o próprio sujeito da experiência.
O laboratório de Leipzig atraiu estudantes de várias partes do mundo e tornou-se o primeiro e maior centro de formação de psicólogos do mundo. Os alunos de Wundt retornaram aos seus países de origem disseminando o modelo do Laboratório de Leipzig.
O sucesso do Laboratório de Leipzig impulsionou a institucionalização da Psicologia em 1883 o Instituto de Psicologia foi inaugurado na Universidade de Leipzig.
Wundt teve a intenção de inaugurar uma nova Psicologia, autônoma e independente de teoria metafísica.
A Psicologia Científica de Wundt emprega os dois princípios métodos utilizados pelas ciências da natureza: experimento e a observação.
Experimento: há interferência (manipulação e controle de variáveis) por parte do pesquisador introspecção experimental ou percepção interna. (e não há interferência por parte do pesquisador).

Bruna Monteiro Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário