Unidade 5
Capítulo 4 – A PSICOLOGIA NO RECURSO AOS VETOS KANTIANOS
Segundo Kant, em seus Principios metafisicos da ciência da natureza (1989[1786]: 32-33), a psicologia empirica para se provar como ciência propriamente dita deveria:
· Descobrir o seu elemento de modo similar à quimica, para com isto efetuar análises e sínteses, ou seja, o objeto de estudo deveria ser deficinido de forma objetiva;
· Facultar a esse elemento um estudo objetivo, em que sujeito e objeto não se misturem como na introspecção, ou seja, o método deveria ser objetivo;
· Produzir uma matematização mais avançada que a geometria nda linha reta, apta a dar conta das sucessões temporais da nossa consciência (o sentido interno), ou seja, para que fosse ciência a psicologia empirica deveria ser quantificável.
Para caracterizar um conhecimento como cientifico a primeira proposta de Agusto Comte (1798-1857) situa-se no âmbito do conhecimento e afirma que este só pode ser obtido através de juízos empíricos, públicos e controláveis, como a psicologia de sua época não preenchia estes critérios, Comte concluiu que a psicologia não poderia ser uma ciência.
Positivismo: doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais ou fato que são objetivamente observáveis.
A Superação dos Vetos Kantianos: Fisiologia sensorial e psicofísica
O primeiro veto kantiano, a falta de um objeto de estudo de forma objetiva, será resolvido por Johannes Muller.
Para esse fisiólogo, cada via nervosa aferente possuia uma energia nervosa especifica que se traduzia em uma sensação especifica de cada nervo. Assim, o nervo ótico excitado pela ação da retina, ou por forças mecânicas e quimicas, produziria sempre imagens luminosas. O mesmo ocorreria com os demais sentidos.
A sensação, enquanto varização das energias nervosas especificas, representaria um elemento preciso, sorporamente situado como fenômeno, estaria de forma objetiva o objeto de estudo (sensação).
Quanto ao segundo veto kantiano, quem apresenta a solução é Hermann von Helmholtz.
A teoria proposta pe a das inferências inconscientes, de claro cunho empirista e o método da instrospecção experimental. As inferências inconscientes, para esse fisiólogo seriam as nossas sensações organizadas por experiências passadas, que seriam armazenadas como as premissas maiores de um silogismo, aptas a ordenar de modo inconsciente e rápido as premissas menores informadas pelos sentidos, produzindo como conclusão as nossas representações psicológicas. O modo de análise das sensações, a introspecção experimental, se processaria de modo inverso a essas sinteses inconscientes, visando neutralizar os efeitos dessa inferência silogistica operada pela experiênciapassada.
Para neutralizar essa síntese inconsciente, processa-se então uma análise consciente, em que os sujeitos dos experimentos são treinados para reconhecer o aspecto mais bruto e selvagem de nossas experiências, evitando assim, o erro de estímulo que ocorre quando a inferênca inconsciente acontece.
Para tratar do último veto kantiano, Gustav Fechner representa o primeiro pilar de uma psicologia a nascer. As fundações desse pilar se encontrariam no sonho de Fechner de 22 de outubro de 1850, em que intuiu matematicamente a relação entre os elementos fisicos (estimulos) e espirituais (sensações). Ele abriu espaço para a primeira formulação de psicologia reconhecida como cientifica pelos novo padrões do céculo XIX, ou seja, superando os impasses da psicologia empirica do século XVIII, assim concluindo o último veto, Fechner fez da psicologia uma ciência sendo quantificável.
Aluna: Débora Freitas
Referencias:
Apostila de História da Psicologia, Professora: Fernanda
Boring, E. G. (1979 [1929. 1950]) História de La Psicologia Experimental. México: Trilhas.
Boring, R.G. e Heenstein,R.J (1971) Textos básicos em História da Psicologia. São Paulo: Herder e EDUSP.
Crary,J. (1990) Tchnics of the Obscruer. Massachussetts: Cambridge University Press.
Depoiis desse resumão, já podem fazer a avaliação de HP com tranquilidade! (:
ResponderExcluirbjs, Débora F.
Muito bacana, irei aplicar ao meu trabalho.
ResponderExcluir