quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ciências Cognitivas - Unidade 13

 Psicologia Cognitiva


*Valorização do pragmatismo e do positivismo nos EUA na primeira metade do século XX.
*Behaviorismo –apenas comportamentos diretamente observáveisdeveriam ser objeto de estudo da Psicologia.
*O Behaviorismo dominou a Psicologia norte-americana de 1920 a 1960 –abandono do estudo da mente.
*Nesse mesmo período desenvolvia-se na Europa o estudo das funções cognitivas –Funcionalismo Europeu.
*O funcionamento da mente humana foi investigado por Claparède e Piaget –objetivo de compreender e explicar como o homem adquire conhecimento e inteligência.
*O papel ativo do homem em interação com o ambiente e a função adaptativa da mente foram destacados por esses pesquisadores.
*Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo (Unidade 10) versusCiências Cognitivas (Unidade 13).

Um grupo de psicólogos norte-americanos insatisfeitos com a proposta behaviorista propuseram os processos cognitivoscomo mediadoresda interação do organismo com o seu meio ambiente.
Edward Tolmanantecipou inúmeros conceitos da moderna abordagem cognitiva, resgatando o estudo da atividade mentalcomo objeto da Psicologia.

As críticas ao Behaviorismo foram fomentadas por Karl Lashley -considerou a perspectiva behaviorista limitada por compreender o ser humano como passivo às ações do ambiente externo.
Lashley defendeu o cérebro humano como organizador ativo e dinâmico do comportamento, propondo uma alternativa mediacionista à abordagem comportamental.

A interação do indivíduo com seu ambiente físico e social seria mediada pela mente humana -a compreensão do comportamento deveria considerar essa mediação.
                                                   S -> O -> R

*A Psicologia Cognitiva foi legitimada como campo de estudo por meio da publicação do livro Psicologia Cognitiva, escrito por UlricNeisser(1967), que abordou temascomo percepção, atenção, linguagem, memória e pensamento.
*Na década de 1970 foi criado o periódico Psicologia Cognitiva.
*A primeira obra sistemática sobre o surgimento do campo das Ciências Cognitivas foi escrita por Howard Gardner –A nova ciência da mente(1985).

Ao invés de comparar a mente humana a uma máquina processadora de informações, a PDP defendeu uma analogia do sistema cognitivo com o cérebro humano. De acordo com essa perspectiva, os processos cognitivos são compreendidos em termos de redes neurais que se conectam (Conexionismo).


O método abraçado pela Psicologia Cognitiva Experimental fundamenta-se nos experimentos realizados em laboratório.
Nesse caso, o pesquisador exerce controle rigoroso sobre as condições experimentais e, então, observa os efeitos de suas manipulações sobre o objeto investigado.
O método experimental possibilita a identificação de prováveis relações de causalidade entre os eventos investigados.


Atualmente, a Psicologia Cognitiva integra um campo interdisciplinar de estudos denominado Ciência Cognitiva, que integra os esforços de pesquisas provenientes de diversas áreas, como Psicologia, Filosofia, Lingüística, Antropologia, Neurociência e Inteligência Artificial.
De um modo geral, pode-se afirmar que o objetivo da Psicologia Cognitivacontemporânea consiste em conhecer os mecanismos básicos que regem o pensamento humano e saber como a mente funciona.
As discussões históricas sobre a mente e o conhecimento são resgatadas por essa disciplina, que procura investigar, cientificamente, como adquirimos, armazenamos, transformamos e aplicamos o conhecimento.


Débora Freitas (:


Referência: Slides Unidade 13 - História da Psicologia, Professora Fernanda.